quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sexualidade Reprimida de Rapunzel








Autor: Irmãos Grimm (compiladores)
Local: Inglaterra
Data: entre 1812 e 1822

            Persinette, a Rapunzel francesa, solta o cabelo para poder fazer amor com o príncipe em sua torre. Ela o esconde da fada que a mantém prisioneira, e inventa uma série de burlescos estratagemas para impugnar o testemunho do papagaio, que não pára de traílos. Os namorados fogem, mas a fada troca o nariz de Persinette pelo focinho de um asno, o que arruína o prestígio dos dois na corte. Afinal, a fada acaba cedendo e lhe devolve a beleza.
            Na Rapunzel de Grimm, a bruxa descobre o segredo dos namorados, banindo a moça grávida de gêmeos com o cabelo raspado para um deserto, forçando o príncipe a pular da torre; ele cai em um espinheiro, o que o cega. Após isso, vagueia pelo mato durante anos até que, afinal, deparase com Persinette, e as lágrimas dela, caindo sobre seus olhos, restituemlhe a visão.
             A pergunta que não quer calar...
            Segundo a psicanalista Maria Lucia Potente Barsuglia, "a fábula mostra que viveremos eternos sonhos aprisionantes se não elaborarmos os nossos lutos e não aceitarmos a limitação da realização dos nossos desejos”. 
            Cada vez mais cedo, os pequenos demonstram curiosidade sexual em suas brincadeiras, comentários enquanto assistem a "novela das oito' com a família e fase edípica cada vez com mais ênfase. Segundo especialistas em comportamento, a televisão e a  Internet são as maiores responsáveis nesta descoberta precoce. Qual o benefício e o malefício em punir e desprover o jovem de suas atividades sexuais na adolescência? Como retardar e tratar com respeito o interesse sexual próprio à idade, inclusive na infância?

Nenhum comentário:

Postar um comentário