Irmãos Grimm


Irmãos Grimm
Jacob (1785 - 1863) E Wilhelm (1786 - 1859)
foram dois alemães que se dedicaram ao registro de fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições a cultura alemã com o “Dicionário Alemão” e estudos de linguística e folclore, recolhendo diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas pela tradição oral. Diz-se que escreviam à noite as histórias que ouviam durante o dia de parentes, amigos e camponeses. A esposa de Wilhelm, Dortchen Wild, forneceu mais de doze histórias, como 'Rumpelstiltskin". Já a história da Branca de Neve e os Sete Anões, por exemplo, foi contada aos irmãos Grimm por duas amigas da família. Dorotea Viehmman, uma velha mulher do povo, foi quem contou mais de metade dos contos que recolheram, cerca de 200 contos de fadas, 10 lendas, nas 600 cantigas folclóricas, etc.

Os primeiros contos recolhidos pelos irmãos Grimm foram publicados em 1812. A obra chamava-se "Histórias das Crianças e do Lar" e apresentava 51 contos.  Os textos por eles publicados espalharam-se logo pelo mundo, ganharam outras versões e fascinaram pessoas de diferentes línguas e culturas.

A ambiguidade da figura feminina e as narrativas do fantástico-maravilhoso (mundo do imaginário ou da fantasia) são arcas das suas histórias. A Gata Borralheira, especificamente, pode ser caracterizado como conto maravilhoso (histórias que apresentam um elemento mágico, sobrenatural) apresentando mais de 300 versoes no mundo.