Robert Southey














Robert Southey
Inglaterra (1774 – 1843)
       
            Trabalhou na loja de vinhos do pai como entregador. Na adolescência foi destinado para a carreira eclesiástica, teve licoes com um ministro protestante.
            Aos 13 anos foi matriculado na Westminster School de onde foi expulso por editar num periódico satírico contra os dirigentes da escola.
            Foi levado para Lisboa por seu tio materno, pastor anglicano, onde teve a oportunidade de planejar uma “Historia de Portugal”. Em 1810 foi nomeado secretario no Erário da Irlandda. Tinha uma biblioteca que somava 14 mil volumes.
            Especializou-se em Historia de Portugal e do Brasil, provavelmente possuía a melhor coleção de livros espanhóis e documentos originais sobre Portugal e América do Sul em toda a Inglaterra.
            De 1810 a 1819 lançou a “Historia do Brasil”, em Londres, que foi a primeira publicação contendo a sua historia geral e que abrange todo o período colonial até a chegada de D. Joao VI ao Brasil.
            De sua própria obra, Southey escreveu: Seria falar à sinceridade que vos devo esconder que minha obra, daqui a longos tempos, se encontrará entre as que não são destinadas a perecer; que me assegurará ser lembrado em outros países que não o meu; que será lida no coração da América do Sul e transmitirá aos brasileiros, quando eles se tiverem tornado uma nação poderosa, muito da sua historia que, de outra forma, teria desaparecido”, ficando para eles o que é, para a Europa, a obra de Heródoto.