quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pinocchio e o Panfleto político




Pinocchio

Autor: Carlo Lorenzini (pseudônimo Carlo Collodi)
Local: Itália
Data: entre 1881 e 1883. 


            Os escritos do autor, além de políticos, continham aspectos metafísicos, especialmente Le avventure di Pinocchio, que são ignorados pelos leitores modernos. O maçom Giovanni Malevolti descreve o teor maçônico de Lorenzini: "Collodi teve iniciação na Maçonaria. Aldo Mola, um não-maçom, que é geralmente definido como historiador oficial da Maçonaria, expressou (...) o início do escritor na família maçônica. "Há duas maneiras de ler "As Aventuras de Pinóquio". A primeira é (...) "profana", onde o leitor, muito provavelmente uma criança, aprende sobre os percalços do boneco de madeira. A segunda é uma leitura a partir de um ponto de vista maçônico, onde os simbolismos pesados serão completos (...)".Lorenzini escreveu a obra após traduzir textos místicos: uma história narrativa simples que pôde ser apreciado pelas massas, com um sentido oculto reservado aos que ele considerava "sábios"
             A pergunta que não quer calar...
             Visto através dos olhos de um iniciado, Pinóquio torna-se uma alegoria espiritual simbólica. Inspirado em clássicos da metafísica, o autor escreveu um conto moderno de iniciação mística, que é o aspecto mais importante da vida maçônica. Detalhes simbólicos acrescentados às adaptações para o cinema manifestam grande entendimento do significado oculto subjacente do livro de Collodi. Considerando as inúmeras reedições de Pinóquio, pode-se dizer que o mundo foi testemunha de seu caminho para a iluminação; poucos compreenderam a verdade oculta. 
            Mesmo na era da informação, educação de qualidade é restrita a poucos ou está disponível a qualquer interessado? O que leva um estudante a disputar 1 vaga para 51 inscritos em concurso Vestibular para Medicina no RS em 2011? O que qualifica apenas duas profissões levarem o título popular de “doutor” – Direito e Medicina – sendo que as demais também são graduações de mesmo cunho? Seria influência da cultura, onde esses títulos pertenciam apenas a uma determinada classe social devido às horas de estudo e dedicação?
            Ainda: Qual sua opinião a respeito da OAB ter o projeto de banir a famosa prova, a fim de diminuir a barreira de acesso de novos formandos à ordem? Seria a qualidade de ensino que vem piorando e, por consequência, um serviço prestado com menor qualidade à população, ou apenas uma forma de inclusão àqueles que não conseguem sucesso nesta avaliação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário