segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cuidado, Pais conscientes!


Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir
muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem
para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente
infinito de descoberta e de compreensão do mundo... 

 
                                                                                            

 Fanny Abramovich


É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias. Pode-se dizer que os contos de fadas, na versão literária, atualizam ou reinterpretam, em suas variantes questões universais, como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando realidade e fantasia, no clima do “Era uma vez...”...
Mas... "foram felizes para sempre" nem sempre condiz com a realidade da nossa sociedade, que evolui engatinhando-se quando se trata de moral e ética. Este blog destina-se a todos aqueles interessados em filosofar sobre o mundo mágico das historias e todas as suas aplicações na educação das crianças. Afinal, as fábulas e histórias infantis, antes de tudo, projetam os desejos dos próximos membros que construiram a sociedade.
Os primeiros impressos para crianças não tinham nenhuma intenção mais amena. Páginas coladas a um suporte, que a primeira vista podiam servir também de palmatória. Começam a ser usadas em 1440 e continuam a aparecer até 1850 . Além do ABC incluíam orações, ensinamentos morais ou políticos.
Logo a criança descobre as anedotas, contos maravilhosos, episódios de cavalaria. E se apossam dessas narrativas populares que não foram escritas especialmente para elas.  A Literatura Infantil apareceu durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico, que persistem até os dias atuais. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário