quarta-feira, 12 de outubro de 2011

João e Maria e a negligência




João e Maria

Autor: Irmãos Grimm (compiladores)
Local: Alemanha
Data: entre 1812 e 1822

         
            O pai os larga na floresta para morrerem de fome. Originalmente, é a madrasta que pressiona o marido a largar as crianças. Em certa versão, há um casal de demônios e, ao invés de cozinhar João, querem estripá-lo num cavalete de madeira.
            Quando o demônio sai para uma caminhada, a esposa manda Maria ajudar João a subir no cavalete; assim, quando seu marido voltar, tudo já estará preparado. A menina finge não saber como colocar João deitado e pede-lhe para mostrar como se faz. Quando ela deita no cavalete, as crianças a amarram e a degolam. Depois, fogem levando o dinheiro e a carroça do casal. Em uma versão francesa mais antiga (chamada “As Crianças Perdidas”) há a presença de uma guilhotina.
            Na versão largamente conhecida de “João e Maria”, há duas crianças que se perdem na floresta e encontram uma casa feita de doces que pertence a uma bruxa. Esta as aprisiona para canibalizá-las. As crianças conseguem atirá-la no fogo, degolam-na e fogem.
            A pergunta que não quer calar...
            Mais uma vez, configuram o roubo, a fome, o abandono e a morte, desta vez pela sobrevivência. Mesmo que seu filho assista a versão da Disney, é comum que até certa idade a criança necessite assistir várias vezes o mesmo filme, pois faz parte do processo de desenvolvimento intelectual nesta idade. Você acredita que esse mecanismo colabore na aquisição indevida das informações subliminares contidas nos filmes, como o medo de perder os pais e a morte em si?

4 comentários:

  1. eu odiei esse site, qual problema em indicar contos se fadas na educação da crianças,hein?

    ResponderExcluir
  2. os contos de fadas foram feitos para ensinar as crianças como agir na vida ta, se você não entende e quer ficar protegendo demais as crianças você vai virar uma ridicula mediocre, tá, então eu acho melhor você apagar esse site e fazer outra coisa tá.

    ResponderExcluir
  3. todos esses escritores , irmãos grimm, charles perralt,hans christian andersen,carlo callodi,robert solthey,são escritores maravilhosos tá, esse você não acha problema é seu porque eu acho, e acho melhor você fazer outra coisa, , ta, mas sempre tem esses mediocres que criticam tudo, ne, e ninguem precisa de seus conselhos ta,e você não sabe nada sobre educação de crianças ta,eu sou fã dos contos de fadas e você ta me ofendendo ta,porque você não faz jornalismo hein,inves disso,e alem do mais os contos de fadas não precisam ser contos para bebezinhos tá pra ser inofensivos , e alem do mais o wal dysney não tem mensagem nenhuma subliminar. tá, boa sorte pra essa sua carreira de jornalista.

    ResponderExcluir
  4. Acredito sim que possa ter mensagens subliminares, isso faz com que as crianças aprendam a viver na vida real, critica foi feita para quem entende arte, e vc faz muito bem isso...amei a critica, nos faz ver o mundo com outros olhares, temos que estudar arte para entender o valor da critica!

    ResponderExcluir