sábado, 15 de outubro de 2011

Espírito Sádico de Cinderela



Cinderela *(1)



Autor: Charles Perrault *(2)
Local: França
Data: 1697

            As irmãs de Cinderela (cujo nome era Rhodopis) tentam calçar os sapatos de cristal para enganar o príncipe; uma delas corta fora os dedos do pé para consegui-lo. É desmascarada pelos pássaros amigos de Rhodopis, que mostram ao príncipe o sangue escorrendo pelos sapatos. Este, insultado, arranca os olhos das duas, que terminam suas vidas cegas e mancas. Na versão dos irmãos Grimm, dois pombos bicam os olhos das irmãs. 
           Em certa versão, Rhodopis assassina a própria mãe. Seu pai jura não mais se casar, a menos que encontre uma mulher tão bela quanto a falecida esposa e que consiga calçar os sapatos dela. Como a filha preenche todos os requisitos... 
            Rhodopis, por sua vez, foge pelo mar num armário de madeira, indo parar do outro lado do mundo, trabalhando como escrava na casa das irmãs malvadas. Na versão A Gata Borralheira, de Giambattista Basile, a protagonista mata a madrasta golpeando-lhe a cabeça com a tampa do baú.
            A pergunta que não quer calar...
           Especula-se que inexiste amizade entre duas mulheres. Entre irmãos, é fato. Observamos muitas vezes em grupos de irmãos que os mais “desajuizados” são os que recebem maior atenção, na intenção dos pais de "colocá-los no bom caminho". Quem fica sem atenção é justamente aquele filho que não necessita de tanto cuidado, abrindo vazão a maior parte das brigas entre eles, ao ciúme, a violência, às grandes mágoas que se perdem com o tempo. 
            Qual o resultado das relações fraternas e do sentimento de disputa? Ele segue até a vida adulta interferindo nos relacionamentos?


*(1) A história já era contada na China antiga.
*(2) Em 2005, os direitos de autor passaram para os Irmãos Grimm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário